Nutrição Materno Infantil

Nutrição e planejamento familiar

Para os casais que estão tentando engravidar, o cuidado nutricional é de extrema importância para ajudá-los a alcançar esse objetivo e ter um bebê saudável, pois pessoas com peso inadequado poderão ter sérios riscos e problemas de saúde como complicações durante a gestação, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

A fertilidade de homens e mulheres pode ser comprometida pela inadequação do estado nutricional, e/ou padrão alimentar. Sendo assim, se você está abaixo do peso, com sobrepeso ou obesidade, precisa atingir e manter um peso saudável antes de engravidar, e a chave para alcançar não é fazer uma dieta para perda de peso a curto prazo, mas sim, mudança de estilo de vida que inclui uma alimentação saudável e atividade física regular.

Recente estudo apresentou revisão que mostra a influência de nutrientes e padrão alimentar sobre a fertilidade. Dietas saudáveis, em geral as carnes brancas, grãos integrais, frutas e hortaliças, foram consistentemente relacionadas à maior fertilidade e maiores taxas de nascido vivos em terapias de reprodução assistida, enquanto as dietas não saudáveis tiveram relação oposta.

Um padrão alimentar e/ou estado nutricional materno são capazes de modular a expressão gênica de seus filhos ainda no ambiente intrauterino. Quando inadequado, após o nascimento e ao longo da sua vida, o indivíduo pode ter maior risco de desenvolver doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Já a baixa qualidade alimentar paterna relaciona-se com maior risco de síndrome metabólica em seus descendentes.

Portanto, o acompanhamento nutricional deve ser contínuo e iniciado desde a pré-concepção, visando a adequação de peso, o controle da adiposidade corporal e a manutenção de hábitos alimentares saudáveis do casal.

Fonte:

Moos, Merry-K, et al. Healthier women, healthier reproductive outcomes: recommendations for the routine care of all women of reproductive age. AJOG Volume 199, Issue 6, Supplement B , Pages S280-S289, December 2008.

Gaskins AJ, Chavarro JE. Diet and fertility: a review. Am J Obstet Gynecol. 2017 Aug 24. pii: S0002-9378(17)30945-6.

Craig JR et al. Obesity, male infertility, and the sperm epigenome. Fertil Steril. 2017 Apr; 107(4):848-859.

Dunford AR, Sangster JM. Maternal and paternal periconceptional nutrition as an indicator of offspring metabolic syndrome risk in later life through epigenetic imprinting: A systematic review. Diabetes Metab Syndr. 2017 Dec; 11 (Suppl 2): S655-S662.