Introdução Alimentar – Método BLW
O BLW (Baby Led Weaning – em tradução livre “O desmame guiado pelo bebê”, “Alimentação guiada pelo bebê”, ou ainda “ Introdução alimentar por auto alimentação”), é uma abordagem onde o bebê se alimenta sozinho desde o início da introdução alimentar, tendo como principal diferença a textura dos alimentos oferecidos. Em vez de ofertar papas na colher, são oferecidos pedaços de frutas, vegetais cozidos cortados em palitos, tira de carne, entre outros, em tamanho grande o suficiente para que o bebê possa pegá-los com a mão.
Crianças alimentadas por meio do BLW apresentam melhor autorregulação da ingestão e aceitam maior variedade de sabores e texturas, que podem ser fatores protetores contra a obesidade. O Bebê sente-se motivado quando está em contato com os alimentos, explorando, experimentando e imitando os adultos que a cercam.
Há estudos que comprovam menos riscos de engasgo quando o bebê está no controle em comparação a quando são alimentados com uma colher, mas no início deve-se evitar a oferta de alimentos mais duros, crus, e fibrosos em pedaços grandes, como a maçã.
Etapas do BLW na Prática:
- Aos 6 meses a apresentação dos alimentos é bastante importante para que os bebês tenham interesse no alimento ofertado, nessa etapa, o formato de “palito” facilita a pegada e deve ser priorizado.
- Aos 7 meses, já existe maior variedade de alimentos para escolher e há ajuda com as duas mãos na hora da alimentação.
- Com 8 meses, nota-se que o bebê começa a escolher o que quer comer primeiro. Também melhora a coordenação nos movimentos mastigatórios e interesse por talheres.
- Aos 9 meses, pode notar-se a melhora do desenvolvimento no movimento de pinça e uso dos talheres.
- Aos 10 meses, é necessário apresentar diferentes texturas de alimentos e o movimento de pinça é feito com precisão.
- Com 11 meses, já há maior precisão com talheres, introdução do prato e apresentação dos alimentos semelhantes à da família, desde que sejam alimentos saudáveis. Por isso, é importante que a família repense sua própria alimentação.
Lembre-se que não é necessário adicionar sal nem açúcar nas preparações, pois o paladar do bebê está sendo construído e sentir os diferentes sabores dos alimentos será de extrema importância nesta construção.
Procure um profissional de confiança que possa te acompanhar nessa nova e tão importante jornada de introdução alimentar.
Fonte: Fonte: Franceschini SCC et al. Nutrição e saúde da criança. 1. ed. – RJ: Rubio, 2018.